Como prometido hoje eu trouxe as 10 piores adaptações literárias.
Para fazer esse post contei com a ajuda de alguns amigos. Lidi Cardia, parceira do nosso blog, Alex Ferreira e Cesar Ferreira especialistas em quadrinhos. Logo farei uma publicação com as melhores e as piores adaptações de quadrinhos com a ajuda do meus especialistas favoritos.
Antes de começar, gostaria de dizer que essa lista é baseada em opiniões pessoais, e que a intenção não é ofender nenhum fã.
Espero muito que vocês gostem e não esqueçam de comentar ok!
Sem mais delongas começamos nossa lista com um clássico de 2001.
Antes de começar, gostaria de dizer que essa lista é baseada em opiniões pessoais, e que a intenção não é ofender nenhum fã.
Espero muito que vocês gostem e não esqueçam de comentar ok!
Sem mais delongas começamos nossa lista com um clássico de 2001.
1 - As Brumas de Avalon (2001) de Marion Zimmer Bradley
Sinopse do Filme: Morgana (Julianna Margulies) recorda que a maioria do que foi dito sobre o Rei Arthur (Edward Atherton) e aqueles que o cercavam é mentira, pois, como sacerdotisa de Avalon, onde nasceu a religião da Deusa-Mãe, viveu estes acontecimentos, que começaram quando acontece o maior levante já visto na Bretanha. Os saxões varriam o país matando igualmente cristãos e seguidores da deusa de Avalon. Se um grande líder não unisse cristãos e pagãos, a Bretanha estaria condenada ao barbarismo e Avalon ao desaparecimento. Gorlois (Clive Russell), o pai de Morgana, lutava incansavelmente contra as hordas de saxões. Nesta época Morgana era apenas uma criança, que vivia na Cornuália com Igrane (Caroline Goodall), sua mãe, que era ainda uma seguidora da antiga religião e praticava secretamente a antiga magia. Morgause (Joan Allen), a irmã de Igrane, também lá morava e apreciava o poder de Avalon. Um dia Viviane (Anjelica Huston), que também tia de Morgana e, principalmente, era a grã-sacerdotisa de Avalon, passou a visar apenas um objetivo: salvar Avalon dos saxões. Ela teve uma visão que o rei morreria em 6 meses, sem deixar herdeiros. Viviane comunica a Igrane que ela irá gerar este líder, mas não com Gorlois, seu marido, e sim com um homem que usa o símbolo do dragão e é um seguidor da deusa. A idéia desagrada Igrane, sendo que Morgause diz que não tem marido a quem trair e também tem o sangue de Avalon, assim quer fazer este homem se apaixonar por ela e gerar esta criança. Viviane se opõe, dizendo que ninguém pode viver o destino de outro, e fala para Morgause que ela tem um rei e filhos no seu futuro, mas não dá explicações. Viviane planeja salvar Avalon através da unção e treinamento de sua sobrinha, Morgana, como sua sucessora, manipulando a linhagem real para gerar Arthur, um rei que abraçará tanto as crenças pagãs quanto o cristianismo. Desta forma Avalon seria salva, pois a ilha é o centro pagão do poder e um mundo místico invisível para aqueles que não crêem. Porém, conforme o cristianismo avança pela Inglaterra e mais pessoas se afastam da Deusa, esse reino misterioso se torna difícil de alcançar até mesmo para os que têm fé, com a ambiciosa Morgause se empenhando em frustrar seus planos. Viviane tem um temperamento determinado e boas intenções, mas comete um erro que atingirá Morgana pessoalmente e afetará toda a Bretanha. (Fonte: Adoro Cinema)
Porque a adaptação é ruim?
O filme em si não é ruim. O grande problema é que tentaram colocar uma história que precisou de 4 livros para ser contada, que juntos somam aproximadamente 970 páginas em 3h de filme.
Precisa de mais alguma explicação?
--------------------------------------------------------------------------------
2 - A Rainha dos Condenados (2002) - Anne Rici
Sinopse do Filme: O vampiro Lestat (Stuart Towsend) reinventou a si mesmo e agora é uma grande estrela do rock contemporâneo nos Estados Unidos. Sua música acaba despertando Akasha (Aaliyah), a rainha de todos os vampiros, cujo poder é tão grande que para combatê-la todos os vampiros da face da Terra precisarão se unir a fim de evitar sua própria extinção. Mas assim como a música de Lestat inspira Akasha, que deseja fazer dele seu rei, ela também faz com que Jesse (Marguerite Moreau), uma jovem fascinada pelo lado negro da vida, se apaixone por Lestat. (Fonte: Adoro Cinema)
Sinopse do Livro: Em 'A Rainha dos Condenados', a escritora americana Anne Rice, traz vampiros para todos os gostos. Jovens e delinquentes, como Baby Jenk, da Gangue das Garra, românticos como Armand e Daniel, estudiosos como Jesse, que investiga para a organização conhecida como Talamasca, a história desses seres estranhos, imortais misturados entre mortais, para quem sangue, sexo e morte são elementos indissolúveis do dia-a-dia. Reunidos em torno de Lestat, eles respondem ao chamado de sua música quase hipnótica e correm, ao longo da narrativa de Anne Rice, um perigo difícil de evitar. É que o som de Lestat, desperta Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, disposta a escolher os justos, entre os vampiros, por meio de um banho de sangue. (Fonte: Skoob)
Porque a adaptação é ruim?
Para começar, Stuart Towsend não tem o mesmo carisma de Tom Cruize.
E depois o foco do livro não é o Lestat. Claro que ele é importante, mais a muito mais envolvido na história que um único vampiro. Pela sinopse ja da pra perceber algumas diferenças.
Sem contar que a história é simplesmente jogada para os telespectadores sem mais nem menos.
--------------------------------------------------------------------------------
3 - A Bussola de Ouro (2007) - Philip Pullman
Sinopse do Filme: Lyra Belacqua (Dakota Blue Richards) é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "daemon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, o que faz com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel (Daniel Craig), seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger (Ben Walker), seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre. (Fonte: Adoro Cinema).
Sinopse do Livro: A história é situada em um mundo aonde os seres humanos possuem manifestações físicas da alma, os daemons, e é controlado por uma instituição religiosa cristã chamada Magisterium, que oprime, condena e tenta a todo custo manter a população em um estado de ignorância. A narrativa acompanha a jornada da jovem Lyra Belacqua para o Ártico em busca de seu amigo desaparecido, Roger Parslow. O livro envolve elementos de fantasia, como feiticeiras e ursos-polares falantes, e faz alusão a uma ampla gama de idéias de campos, como a física, filosofia e teologia. (Fonte: Wikipédia)
Porque a adaptação é ruim?
Mais uma vez mudaram o foco da trama, em alguns momentos do filme Lyra deixa de ser a protagonista. E claro que estrelas como Nicole Kidman e Daniel Craig (antes de se tornar o 007) não poderiam ficar de fora da maior parte do filme não é mesmo.
E também tem o fato de Philip Pullman ser Ateu, chegando a ser citado em alguns sites como Radical e, em seus livros isso fica bem claro, já no filme não é bem isso que se mostra.
--------------------------------------------------------------------------------
4 - As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Príncipe Caspian (2008)
Sinopse do Filme: Um ano depois os irmãos Lucy (Georgie Henley), Edmund (Skandar Keynes), Susan (Anna Popplewell) e Peter (William Moseley) retornam ao mundo de Nárnia, onde já se passaram 1300 anos desde sua última visita. Durante sua ausência Nárnia foi conquistada pelo rei Miraz (Sergio Castellitto), que governa o local sem misericórdia. Os irmãos Pevensie então conhecem Caspian (Ben Barnes), o príncipe de direito de Nárnia, que precisa se refugiar por ser procurado por Miraz, seu tio. Decididos a destronar Miraz, o grupo reúne os narnianos restantes para combatê-lo. (Fonte: Adoro Cinema).


Sinopse do Livro: Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa. (Fonte: Skoob).
A Viagem do Peregrino da Alvorada (2010)
Sinopse do Filme: Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandr Keynes) e Eustáquio (Will Poulter) retornam para Nárnia, onde encontram com príncipe Caspian (Ben Barnes), agora rei, e outros amigos. Buscando os Sete Fidalgos Desaparecidos de Telmar, eles começam uma nova aventura a bordo do navio Peregrino da Alvorada e irão encarar guerreiros, dragões, anões e tritões. (Fonte: Adoro Cinema)
Sinopse do Livro: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial. (Fonte: Skoob)
Porque as adaptações são ruins?
Quando assisti aos dois filmes, tive a impressão que pegaram as crônicas e escreveram um outra história baseado no conto original.
Tramas confusas, mal explicadas.
Os efeitos visuais são lindos, mais a história peca por não manter o máximo de fidelidade possível.
--------------------------------------------------------------------------------
5 - Harry Potter e o enigma Príncipe (2009) - J.K. Rowling
Sinopse do Filme: Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch). (Fonte: Adoro Cinema)
Sinopse do Livro: Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, animado e, ao mesmo tempo, apreensivo com a perspectiva de ter aulas particulares com o professor Dumbledore, o diretor da escola e o bruxo mais respeitado em toda comunidade mágica.
Apesar de tudo isso, ele e os amigos são adolescentes típicos: dividem tarefas escolares e dormitórios bagunçados, correm das aulas para os treinos de quadribol, e namoram. Rony e Hermione, os melhores amigos de Harry, se dão conta (finalmente!) da atração que sentem um pelo outro; Harry e a Gina, a irmã mais nova de Rony, também.
Muitas peças do intricado quebra-cabeça criado por JK Rowling começam a se encaixar, à medida em que a escritora começa a preparar Harry (e os leitores) para o desfecho da série. Informações são reveladas por meio do uso da Penseira, um objeto que permite compartilhar memórias, utilizado por Harry e o professor Dumbledore para viajar no tempo, e por diferentes lugares, em busca de explicações sobre o passado de Voldemort. (Fonte: Editora Rocco)
Porque as adaptações são ruins?
De todos os filmes de Harry Potter, este na minha opinião é o pior. Adaptação de roteiro preguiçosa.
Deixaram várias coisas importantes da história de lado.
Inventaram coisas absurdas para "tapar buracos" sem necessidade. Uma delas é o ataque A Toca. De onde tiraram isso? E cadê o enterro do Dumbledore? E a sua Fênix chorando de tristeza.
Então sim, esse foi o pior, e eu nem quero comentar sobre o pesadelo que foi As Relíquias da Morte.
Deixaram várias coisas importantes da história de lado.
Inventaram coisas absurdas para "tapar buracos" sem necessidade. Uma delas é o ataque A Toca. De onde tiraram isso? E cadê o enterro do Dumbledore? E a sua Fênix chorando de tristeza.
Então sim, esse foi o pior, e eu nem quero comentar sobre o pesadelo que foi As Relíquias da Morte.
--------------------------------------------------------------------------------
6 - Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan
O Ladrão de Raios (2010)
6 - Percy Jackson e os Olimpianos - Rick Riordan
O Ladrão de Raios (2010)
Sinopse do Filme: Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento. (Fonte: Adoro Cinema)
Sinopse do Livro: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses. (Fonte: Editora Intrínseca).
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses. (Fonte: Editora Intrínseca).
Porque as adaptações são ruins?
Percy Jackson tem o mesmo problema que muitas adaptações, problemas de fidelidade e RESPEITO com a obra original.
Acho que os roteiristas leem o livro e pensam "Eu faço uma estória muito melhor que essa". E assim é feito. Dane-se o autor, dane-se os fãs.
Mudaram completamente a história do livro. Se você assiste o filme sem conhecer o mundo que o Riordan criou, vai adorar a narrativa. MAS... Se você ler ou se você leu, meu amigo, a revolta vai ser grande.
Vou citar apenas três cenas que mudaram completamente das páginas para a tela, não vou me aprofundar pra não dar muito spoiler pra quem ainda não leu ou não assistiu o filme.
E pra encerrar eu nem vou comentar o segundo filme O Mar de Monstros (2013) que de tão ruim engavetou os Olimpianos por tempo indeterminado.
Uma pena, pois a narrativa de Riordan é maravilhosa e a história de Percy Jackson e Cia Ltda só melhora no decorrer da série.
Sinopse do Filme: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão. (Fonte: Adoro Cinema).
Sinopse do Livro: Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.
Dividiram um livro de 328 páginas em 3 filmes que juntos somam 7h14m.
Aí você vai me perguntar o seguinte: "Mais Jú, se você disse que o erro dAs Brumas de Avalon foi ter colocado 4 livros em um filme como pode dizer que O Hobbit ficou ruim?".
Exatamente. Não precisava dividir em três filmes, dois já estaria de bom tamanho. Peter Jackson quis prolongar a história pra lucrar mais e só. Queria repetir o sucesso de Senhor dos Anéis.
Um conselho querido, porque não adaptou o Silmarillion também? Dois filmes para cada livro.
Garanto que ia ser o maior sucesso.
10 - 50 Tons de Cinza - E.L. James
Acho que os roteiristas leem o livro e pensam "Eu faço uma estória muito melhor que essa". E assim é feito. Dane-se o autor, dane-se os fãs.
Mudaram completamente a história do livro. Se você assiste o filme sem conhecer o mundo que o Riordan criou, vai adorar a narrativa. MAS... Se você ler ou se você leu, meu amigo, a revolta vai ser grande.
Vou citar apenas três cenas que mudaram completamente das páginas para a tela, não vou me aprofundar pra não dar muito spoiler pra quem ainda não leu ou não assistiu o filme.
- Clarisse La Rue (filha de Ares), semideusa rival de Percy e uma das antagonistas do livro, não aparece no filme, inclusive a luta durante a captura da bandeira é a Clarisse que o Percy enfrenta, no filme colocaram a Annabeth (que é loura de olhos acinzentados e não morena de olhos azuis) pra lutar contra o Cabeça de Alga, sendo que no livro eles estavam no mesmo time.
- No filme, Hades aparece no acampamento em sua forma divina, com Percy e os outros presentes vendo-o. No livro, quando alguém (mesmo os semideuses) vê um deus em sua forma divina, morre devido ao poder e energia da forma divina. E é claro que ele não é o Vilão, porque ele também foi roubado. E tudo que ele queria era o seu elmo de volta.
- E o mais importante de todos, quando Percy chega ao acampamento nem ele, nem ninguém tem ideia que quem é o pai dele, tanto que o colocam no chalé de Hermes, até que o seu pai divino se manifeste. No filme, aparentemente, cada campista tem seu chalé. No livro, os campistas ocupam chalés que representam seus progenitores divinos, ou seja, eles não são privados.
Preciso dizer mais?
E pra encerrar eu nem vou comentar o segundo filme O Mar de Monstros (2013) que de tão ruim engavetou os Olimpianos por tempo indeterminado.
Uma pena, pois a narrativa de Riordan é maravilhosa e a história de Percy Jackson e Cia Ltda só melhora no decorrer da série.
--------------------------------------------------------------------------------
7 - Os Instrumentos Mortais - Cassandra Clare
Cidade dos Ossos (2013)
Sinopse do Filme: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão. (Fonte: Adoro Cinema).
Sinopse do Livro: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. (Fonte: Saraiva)
Porque a adaptação é ruim?
Mais uma vez falta de respeito aos detalhes da trama.
Porém, de todos que vou listar aqui Cidade dos Ossos é o menos ruim.
Claro que tem sempre aqueles detalhes que incomodam muito o fã do livro.
Tipo a cena em que a Clary descobre que pode colocar objetos dentro de quadros, folhas de papel... E descobre que foi assim que a sua mãe escondeu o Cálice Sagrado.
Claro que tem sempre aqueles detalhes que incomodam muito o fã do livro.
Tipo a cena em que a Clary descobre que pode colocar objetos dentro de quadros, folhas de papel... E descobre que foi assim que a sua mãe escondeu o Cálice Sagrado.
Tudo bem que a continuação (Cidade das Cinzas) foi cancelada, mais a nossa amada Netflix reviveu essa franquia em forma de série.
Agora é esperar pra ver se esses roteiristas farão um bom trabalho.
--------------------------------------------------------------------------------
8 - Academia de Vampiros - Richelle Mead
Beijo das Sombras (2014)
Sinopse do Filme: Na escola de vampiros St. Vladimir estudam Rose (Zoey Deutch) e Lissa (Lucy Fry), duas melhores amigas. Rose é meio humana, meio vampira, que tem o dom de entrar na cabeça de Lissa, uma princesa que domina o elemento do Espírito, sendo capaz de curar pessoas e animais. Juntas, elas pretendem proteger os Moroi, alta linhagem dos vampiros, dos inimigos Strigoi, vampiros do mal. (Fonte: Adoro Cinema)
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi.
Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares da escola em que estuda, a São Vladimir. A escola não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e Dampiros são treinados para protegê-los. Rose Hathaway é uma dampira e melhor amiga de Lissa, suamissão é se tornar uma guardiã e proteger a princesa dos Strigoi – os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo.
Depois de dois anos vivendo escondidas, Dimitri Belikov, um Dampiro guardião da escola, as captura e as leva de volta a São Vladimir — justamente o lugar onde elas mais estão em perigo.Quando Rose está a ponto de ser expulsa Dimitri consegue convencer a diretora da escola com que ela fique e seja treinada por ele. O que Rose no inicio detesta. Mais, depois de passarem tanto tempo juntos eles se apaixonam. Lissa também acaba se apaixonando por Christian Ozera, um Moroi, cujos pais se transformaram em Strigoi, e o deixaram vivendo com sua tia Tasha Ozera, até que tenha idade suficiente para ser transformado em um Strigoi.Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis conseqüências.Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra. E o mais importante é que Rose vai descobrir por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? (Fonte: Entre Amigas)
Porque a adaptação é ruim?
Começamos pela capa do filme. Olha bem a frase... Elas dão o sangue na escola. Só por isso não da vontade nem de continuar a dizer porque é ruim.
No livro Lissa não sabe que existe um elemento chamado Espirito e portanto não sabe nada sobre ele.
Tirando um detalhe ou outro o filme até que é bom.
O principal problema aqui foi a escolha de elenco.
No livro Lissa não sabe que existe um elemento chamado Espirito e portanto não sabe nada sobre ele.
Tirando um detalhe ou outro o filme até que é bom.
O principal problema aqui foi a escolha de elenco.
Eu sei que filmes de Vampiros adolescentes não exigem muita interpretação, mais poderiam ter caprichado um pouquinho mais na escolha dos atores.
--------------------------------------------------------------------------------
9 - O Hobbit - J.R.R. Tolkien
Sinopse dos Filmes:
Uma Jornada Inesperada (2012) - Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.
A Desolação de Smaug (2013) - Após iniciar sua jornada ao lado de um grupo de anões e de Gandalf (Ian McKellen), Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) segue em direção à Montanha Solitária, onde deverá ajudar seus companheiros de missão a retomar a Pedra de Arken, que fará com que Thorin (Richard Armitage) obtenha o respeito de todos os anões e o apoio na luta para retomar seu reino. O problema é que o artefato está perdida em meio a um tesouro protegido pelo temido dragãoSmaug (voz de Benedict Cumberbatch). Ao mesmo tempo, Gandalf investiga uma nova força sombria que surge na Terra Média.
A Batalha dos 5 exércitos - Após ser expulso da montanha de Erebor, o dragão Smaug ataca com fúria a cidade dos homens que fica próxima ao local. Após muita destruição, Bard (Luke Evans) consegue derrotá-lo. Não demora muito para que a queda de Smaug se espalhe, atraindo os mais variados interessados nas riquezas que existem dentro de Erebor. Entretanto, Thorin (Richard Armitage) está disposto a tudo para impedir a entrada de elfos, anões e orcs, ainda mais por ser tomado por uma obsessão crescente pela riqueza à sua volta. Paralelamente a estes eventos, Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) tentam impedir a guerra. (Fonte: Adoro Cinema)
Porque as adaptações são ruins?
Bom, os filmes são ótimos, cenários lindos, bem dirigido, atores de primeira, tudo maravilhoso. Só que esses filmes não são o livro O Hobbit.
Diferente de Senhor dos Anéis, que entra na lista das melhores adaptações, o Hobbit está longe do universo que Tolkien criou.
Exemplos?
- O Romance da Elfa e do Anão não existe.
- Legolas não deveria aparecer neste filme.
- E o dragão virou um mero coadjuvantemente.
Dividiram um livro de 328 páginas em 3 filmes que juntos somam 7h14m.
Aí você vai me perguntar o seguinte: "Mais Jú, se você disse que o erro dAs Brumas de Avalon foi ter colocado 4 livros em um filme como pode dizer que O Hobbit ficou ruim?".
Exatamente. Não precisava dividir em três filmes, dois já estaria de bom tamanho. Peter Jackson quis prolongar a história pra lucrar mais e só. Queria repetir o sucesso de Senhor dos Anéis.
Um conselho querido, porque não adaptou o Silmarillion também? Dois filmes para cada livro.
Garanto que ia ser o maior sucesso.
Defino essa divisão de UM livro em 3 filmes e uma unica palavra: Desnecessário.
--------------------------------------------------------------------------------
10 - 50 Tons de Cinza - E.L. James
Sinopse do Filme: Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey. (Fonte: Adoro Cinema).
Sinopse do Livro: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos... (Fonte: Editora Intrínseca)
Porque a adaptação é ruim?
Eu juro que tentei ler a trilogia, mais desisti. 50 tons de cinza levou 3 meses para eu terminar de ler e 50 tons mais escuros ficou um ano em casa (sim, eu emprestei de uma amiga, não tive coragem de comprar) para eu terminar de ler e 50 tons de liberdade simplesmente foi riscado da minha lista de livros não lidos. Cheguei a conclusão que não vale o esforço. Prefiro mil vezes os "Romances de Banca" do que 50 tons.
Se nem os livros que inspiraram essa coisa são bons, não tinha muito que esperar dessa trilogia.
Pra começar que 50 tons saiu de uma Fanfiction de Crepúsculo, pois autora não se conformou do Edward ser todo puritano com a Bella.
Me desculpem as fãs de 50 tons, mais um livro fraco só poderia se tornar um filme fraco.
Duas coisas salvam nesse filme, a interpretação(?) de Dakota Johnson. Ela está perfeita como a sonsa Anastásia Steele.
A trilha sonora da maravilhosa Beyoncé e a música chiclete Love Me Like You Do de Ellie Goulding, também fizeram bonito.
--------------------------------------------------------------------------------
Bom leitores é essa a minha lista.
Como eu disse é a minha opinião, e eu não quero ofender ninguém.
Sei que muitos de vocês amam esses livros e esses filmes, mais eu não gostei.
Gostaria muito que vocês compartilhasse suas opiniões sobre essa lista, ou sobre qualquer outra adaptação que vocês não gostaram.
Desculpem se vocês se chatearam por algo que escrevi.
Uma linda semana a todos.
Bjokas - Jú
Nenhum comentário:
Postar um comentário