Pesquisar

segunda-feira, 7 de março de 2016

Biblioteconomia!

Bom dia leitores.

Como vocês sabem sou formada em Pedagogia desde 2008, e infelizmente não exerço a profissão.
Desde o ano passado venho conversando com meu marido a respeito de cursar uma nova faculdade e até pensei em fazer Educação Física, curso que meu marido se formou em 2005 (quando eu iniciava minha graduação, kkk) e depois faria uma especialização em Fisiologia, pois, adoro saber como nosso corpo se movimenta.

Mais cheguei a conclusão que Educação Física não é para mim e, comecei a pensar que curso eu poderia fazer. Até que a Lidiane me apresentou a Biblioteconomia.
E é sobre isso que eu vim falar hoje.

Você sabe o que é biblioteconomia?
O que um bibliotecário faz?
Onde trabalha um bibliotecário?

Essas e outras perguntas vou responder com esse post.

Espero muito que vocês gostem.

Bjokas - Jú

-------------------------------------------------------
O Que é Biblioteconomia?
Biblioteconomia é a ciência  que estuda os aspectos da representação, da sistematização, do uso e da disseminação da informação através de serviços e produtos  informacionais. Trata sobre a análise, planejamento, implementação, organização e a administração da informação em bibliotecas, bancos de dados, centros de documentação, sistemas de informação e sites, entre outros.
O papel do profissional bibliotecário é de agente mediador entre a informação e quem a busca, de modo que o conhecimento chegue de forma rápida e satisfatória ao seu usuário. 
Além de livros, o bibliotecário organiza revistas, jornais, documentos, fotos, imagens, vídeos e materiais digitais. Ele atua na conservação e preservação destes materiais para que resistam ao tempo e ao uso.
A Biblioteconomia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estima-se que talvez tenha se iniciado nos primórdios com as práticas estabelecidas pelos monges copistas. A Biblioteconomia no Brasil como curso de graduação é considerada como uma das ciências da informação, pelo seu caráter interdisciplinar e pelo seu objeto de estudo.

Perfil do profissional formado em Biblioteconomia.
O profissional que deseja seguir carreira em Biblioteconomia precisa gostar de organização.
Ser metódico é uma característica importante para o bibliotecário que, durante boa parte de seu dia, lida com normas e regras internacionais.
Outra característica desejável para este profissional é gostar de lidar com público. Isso o ajudará a identificar o perfil dos usuários de determinado centro de informação.

Mercado de trabalho para quem faz Biblioteconomia.
O mercado de trabalho para bibliotecários não se restringe a bibliotecas. Como o objetivo principal deste profissional é gerenciar informações, ele encontra oportunidades de emprego em qualquer instituição que necessite catalogar documentos para acessá-los com rapidez.
O bibliotecário pode trabalhar em:
Acervos
Associações
Centros Culturais
Centros de Pesquisa
Editoras
Emissoras de Televisão e Rádio
Escolas
Escritórios de Advocacia
Museus
ONGs
Provedores de InternetE aqueles que optam pela habilitação em licenciatura podem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas.


Procuram-se Bibliotecários!
A Lei federal sancionada em 2010 torna obrigatória a instalação de uma biblioteca com pelo menos um livro por aluno em todas as instituições de ensino públicas e privadas do país até 2020. Para atender a essa demanda, o número de profissionais precisa crescer muito, – para ter uma ideia, hoje há cerca de 19 mil bibliotecários ativos no país, número bem inferior ao de estabelecimentos de ensino no território nacional (192 mil). Uma boa notícia para um mercado que cresce também por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais.

Sobre o curso superior em Biblioteconomia
A graduação em Biblioteconomia é oferecida nas habilitações licenciatura e bacharelado, tem duração de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

Nos bacharelados, as disciplinas básicas incluem língua portuguesa, inglês, história e literatura. Entre as específicas, história do registro da informação, história social do conhecimento e das bibliotecas, formação de leitores, indexação, serviços de provisão e de acesso e arquitetura da informação. O curso tem, ainda, aulas de introdução à economia e à contabilidade e marketing. Com essas matérias, o estudante adquire o conhecimento necessário para montar sistemas de organização e de acesso aos dados. O estágio curricular é obrigatório e exige-se, ainda, uma monografa de conclusão de curso. 

A Unirio, além de oferecer bacharelado, é a única instituição que possui também licenciatura em Biblioteconomia. A proposta desse curso é preparar professores para lecionar nos cursos de nível técnico. Nesse caso, o aluno tem, também, aulas da área de pedagogia. Entre as disciplinas específicas voltadas para a educação estão dinâmica e organização escolar, metodologia do ensino da biblioteconomia e ensino de formação de acervos e coleções. 


Ao final da graduação o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O que fazer depois de formado?

Análise da informação: Avaliar, selecionar, classificar e indexar livros, documentos, fotos, partituras musicais, fitas de vídeo e de áudio e arquivos digitais.

Gestão de serviços de informação: Planejar, organizar e administrar unidades, redes, bibliotecas, museus, sistemas e serviços de documentação e informação localizados em centros de pesquisa, centros de documentação, centros culturais e arquivos pessoais e de jornais e meios de comunicação, entre outros.

Consultoria e coordenação: Coordenar a formação do acervo, o arquivamento dos documentos e sua conservação em empresas, banco de dados e instituições públicas.

Ensino: Com a licenciatura, dar aulas no ensino técnico-profissionalizante.

Gestão do conhecimento: Desenvolver e gerenciar mecanismos para sistematizar o conhecimento acumulado dentro de uma organização, seja uma empresa, uma ONG, uma instituição educacional ou uma associação, estimulando, assim, sua divulgação.

Normatização: Montar bases de dados e fazer sua manutenção recorrendo ao emprego de normas internacionais, como a isso (International Organization for Standardization).



Onde estudar Biblioteconomia? 




Fontes: Guia do EstudanteGuia da Carreira e Biblioteconomia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário