No dia 24 de agosto estreou no cinemas do Brasil, o filme A Torre Negra, inspirado na obra homônima de Stephen King.
Hoje vim trazer um pouco sobre essa série tão amada e por muitos considerada a maior obra prima do autor.
![]() |
Sinopses retiradas do site Companhia das Letras. Editora que comanda a Suma das Letras. |
Stephen King começou a escrever a A Torre Negra quando ainda era um estudante universitário, na década de 70. O primeiro volume, O Pistoleiro, foi publicado inicialmente em capítulos na revista de ficção científica "The Magazine of Fantasy & Science Fiction". Somente em 1982 O pistoleiro foi lançado em forma de livro.
A série levou trinta e três anos para ser concluída (1970 a 2003), sendo que em 2003, o primeiro volume ganhou uma edição revista e expandida, em 2010 já havia alcançado a marca de 30 milhões de exemplares vendidos.
A série levou trinta e três anos para ser concluída (1970 a 2003), sendo que em 2003, o primeiro volume ganhou uma edição revista e expandida, em 2010 já havia alcançado a marca de 30 milhões de exemplares vendidos.
Os
volumes da série são:
Em O Pistoleiro, o leitor é apresentado a Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e sua verdadeira obsessão, sua única razão de viver.
O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o Homem de Preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso.
Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao dele. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas a aventura se estenderá para outros lugares muito além do Mundo Médio, levando Roland a realidades que ele jamais sonhara existir.
Esta edição, inteiramente revista pelo autor, traz também prefácio e introdução inéditos de King.
A escolha dos três, segundo volume da série A Torre Negra, lança o protagonista Roland de Gilead ao século XX à medida que ele se aproxima da preciosa Torre Negra, sede de todo o tempo e de todo o espaço.
Após a morte do Homem de Preto, Roland se vê diante de três portas que o levam do Mundo Médio para a Nova York de três épocas diferentes. Em 1987, ele encontra Eddie Dean, um viciado em heroína que está tentando entrar em Manhattan contrabandeando um quilo de cocaína pura.
Em 1964, descobre Odetta Holmes, uma negra paraplégica, ativista do movimento pelos direitos civis, cuja mente abriga também a malévola Detta Walker. Com a ajuda de Roland e Eddie, essas duas personalidades se tornarão Susannah Dean, que se unirá ao ka-tet do pistoleiro, o círculo de pessoas cujo ka está interligado.
A terceira e última porta leva Roland ao ano de 1977 onde ele terá que confrontar o temível Jack Mort, psicopata responsável pela morte de Jake Chambers e pela dupla personalidade de Susannah.
Neste romance emocionante, Roland, o último Pistoleiro, se aproxima ainda mais da Torre Negra que habita seus sonhos e pesadelos, enquanto atravessa um deserto amaldiçoado em um mundo macabro que é uma imagem distorcida do nosso.
Junto com Roland estão dois companheiros que ele levou consigo para esse universo: Eddie Dean, um ex-dependente químico, e Susannah, nova identidade da mulher que combina no mesmo corpo duas personalidades distintas. À sua frente estão as extraordinárias revelações sobre quem ele é e o que motiva sua busca. E contra Roland se perfila uma legião cada vez mais numerosa de inimigos, humanos ou não.
À medida que o ritmo da ação, da descoberta e do perigo se acelera, o leitor é irremediavelmente absorvido por um drama espetacular, ao mesmo tempo assustador como um pesadelo... e estranhamente familiar.
A estranha e inesquecível odisseia de Roland de Gilead em busca da Torre Negra continua. No quarto volume da série épica de Stephen King, novos perigos ameaçam o destino de Roland, e a trama de Mago e Vidro retoma a eletrizante narrativa interrompida em As terras devastadas.
Depois de enfrentar a terrível ameaça do monotrilho Blaine, o último pistoleiro e seus seguidores desembarcam na cidade de Topeka, no Kansas, em uma realidade em que um supervírus devastou a população do planeta.
O grupo então retoma o caminho do Feixe de Luz que conduz à Torre Negra. E, seguindo por uma estrada desértica para um palácio de vidro à distância, Roland revela aos companheiros a história de seu passado, e a trágica perda de seu grande amor da juventude, a bela Susan Delgado.
Cheio de aventuras incendiárias, o quarto volume da série A Torre Negra vai te deixar com um gostinho de quero mais. Uma leitura emocionante de Stephen King, grande mestre do terror.
O herói Roland continua sua saga em direção à Torre Negra, centro de todo tempo e todo espaço. Neste volume da série, ele e seu grupo de pistoleiros vão parar na cidade de Calla, que está prestes a ser atacada pelos Lobos - cavaleiros mascarados que surgem uma vez a cada geração para roubar metade das crianças do local e devolvê-las semanas depois, física e mentalmente incapacitadas. Enquanto isso, na Nova York de 1977, a Corporação Sombra planeja atacar o terreno baldio onde floresce a Rosa, manifestação da Torre Negra no mundo atual.
Penúltimo livro de uma saga de sete volumes, Canção de Susannah é um livro chave para os leitores que acompanham a série, revelando e desenvolvendo alguns dos mistérios que povoam A Torre Negra.
Mia roubou o corpo de Susannah Dean, usando o poder do Treze Preto para transportá-la para a Nova York de 1999, onde pretende dar à luz em segurança ao seu "xapinha". Mas quem é o pai da criança? E que papel desempenha o Rei Rubro nessa história?
Para salvar a Torre Negra, é preciso não apenas resgatar Susannah, mas também manter em segurança o terreno baldio de Calvin Tower, antes que ele perca o local para a Corporação Sombra. Para isso, o restante do katet se une aos Mannis, tentando abrir um portal na Gruta do Vão da Porta.
Enquanto Eddie e Rolland aterrissam no Maine dos anos 1970 e Jake, Oi e Callahan perseguem Susanna por Nova York, a trama se arma para um final duplamente explosivo que deixará o leitor ansioso pelo próximo livro.
Criando uma trama fantástica a cada reviravolta, Stephen King supera todas as expectativas neste maravilhoso final da série A Torre Negra, uma saga épica de sete volumes, que foi publicada ao longo de mais de vinte anos.
Entremeando histórias, mundos e panos de fundo vastos e complexos, esta conclusão muito esperada pelos leitores é criativa, de tirar o fôlego, corajosa, visionária e vale cada segundo de espera e de leitura.
Roland Deschain e seu ka-tet viajaram juntos e separados, espalhados e distantes, em mundos paralelos, em diferentes tempos e espaços. Agora o destino de Roland, Susannah, Jake, padre Callaham, Oi e Eddie são unidos na própria Torre Negra, que os atrai para cada vez mais perto de seus próprios fins.
Neste capítulo final, o grupo acompanha o último Pistoleiro na missão para encontrar – e salvar – a Torre das mãos do Rei Rubro e seus aliados, e o desfecho da missão implacável de Roland e seu ka-tet finalmente é revelado.
Embora a série tenha sido declarada oficialmente concluída com a publicação do sétimo volume, em uma entrevista, Stephen King fez uma declaração descrevendo uma ideia que ele havia tido recentemente para uma nova história. Se acordo com ele, o pensamento era de um novo romance para A Torre Negra. A respeito da saga, King acrescentou: "Ainda não está realmente pronta. Estes sete livros são realmente seções de um longo super romance".
O conto, intitulado A Torre Negra: O Vento pela Fechadura, foi publicado oficialmente em 24 de abril de 2012 - com versões em e-book e áudio-book. King observou que a história do romance está situada entre o quarto e o quinto livros da série, e conta o que aconteceu ao Ka-tet antes de chegar à cidade de Calla. De acordo com Philippa Pride, editor britânico de Stephen King, O Vento pela Fechadura pode ser lido sozinho, sem o conhecimento prévio dos demais livros.
Em O vento pela fechadura, Stephen King retorna ao Mundo Médio, cenário da série A Torre Negra. O novo livro encaixa mais uma peça no vasto quebra-cabeças que cerca a saga, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso do pistoleiro Roland Deschain.
No meio do caminho entre o Palácio Verde e Calla, Roland Deschain e seu ka-tet – Jake, Susannah, Eddie e Oi – são obrigados a acampar em uma cidade fantasma para congelarem com a chegada súbita e mortal de uma borrasca, tempestade única do Mundo Médio. Para afastar o tédio da espera, Roland distrai o grupo com uma história de seu passado.
Porém, no centro dessa lembrança, o jovem Roland do passado também narra uma fábula de sua infância, registrada em seu livro favorito, O vento pela fechadura. A lenda do menino Tim e suas aventuras em busca do mago Merlyn acabam revelando muitas verdades sobre Gilead, o Mundo Médio e o Pistoleiro.
Em 1998, Stephen King recebeu a carta de uma senhora idosa em fase terminal de câncer, ela implorou para que o autor revelasse o desfecho da série e prometeu não contar a mais ninguém. No ano seguinte, outro leitor à beira da morte fez o mesmo pedido. King se surpreendeu com as cartas, mas não revelou o final da série, alegando que nem ele, até então, sabia como terminaria. Quando o autor sofreu um acidente de carro em 1999, alguns temeram nunca vê-lo concluir a série.

Os títulos das HQ's são:
1 - Nasce o Pistoleiro
2 - Um Longo Caminho para Casa
3 - Traição
4 - A Queda de Gilead
5 - A Batalha da Colina de Jericó
O Filme
Sinopse: Um pistoleiro chamado Roland Deschain (Idris Elba) percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto (Matthew McConaughey), passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário.
Eu li em alguns sites que o filme tem uma perspectiva diferente do livro. Espero que o filme faça jus a obra literária e que não prejudique o interesse pela leitura dessa coleção do espetacular Stephen King.
Não esqueçam de comentar se já leram ou assistiram o filme.
Ótima quinta feira a todos!
Bjokas - Jú
Muito boa dica! A saga de Stephen King conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia A Torre Negra soube que devia vê-lo. Os filmes do Stephen King sempre me surpreendem. Eu acho que este foi um dos melhores filmes de ação , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. Além considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação de Idris Elba, seu talento é impressionante. Vale a pena. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.
ResponderExcluir