Pesquisar

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Resenha/Opinião - Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano - John Douglas e Mark Olshaker.



Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI.
Durante as mais de duas décadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lendária. Em uma época em que a expressão serial killer, assassino em série, nem existia, Douglas foi um oficial exemplar na aplicação da lei e na perseguição aos mais conhecidos e sádicos homicidas de nosso tempo. Como Jack Crawford em O Silêncio dos Inocentes, Douglas confrontou, entrevistou e estudou dezenas de serial killers e assassinos, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.
Com uma habilidade fantástica de se colocar no lugar tanto da vítima quando no do criminoso, Douglas analisa cada cena de crime, revivendo as ações de um e de outro, definindo seus perfis, descrevendo seus hábitos e, sobretudo, prevendo seus próximos passos.
Com a força de um thriller, ainda que terrivelmente verdadeiro, Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano é um fascinante relato da vida de um agente especial do FBI e da mente dos mais perturbados assassinos em série que ele perseguiu.



Eu adoro as séries de investigação criminal e uma das minhas favoritas é Criminal Minds. Acho muito interessante a forma como a equipe monta o perfil do assassino e assim consegue chegar ao autor dos crimes.
Foi por isso que me interessei por esse livro e não me decepcionei com a leitura.
Aqui vamos acompanhar o agente do FBI John Douglas, e como ele e outras mentes brilhantes ajudaram a prender vários serial killers.
Com uma série de entrevistas Douglas tentou conseguir entender como a mente de um assassino em série funciona, assim poderia antever as ações do criminoso e até mesmo como proceder durante um interrogatório. Foi assim que surgiu a Unidade de Analise Comportamental.
É muito interessante acompanhar a história de como essa unidade, antes vista com desconfiança, foi capaz de ajudar a prender vários serials killers em todo o Estados Unidos, se tornando uma das mais importantes unidades do FBI.
O autor conseguiu escrever um livro sério de uma forma interessante, sem deixar o assunto frívolo ou pesado demais.

Leitura mais do que indicada para fãs do genero.

Já comecei a ver a série da Netflix que foi inspirada nesse livro e posso dizer que notei algumas diferenças entre as narrativas.

Essa leitura faz parte do projeto #deualoucanosencalhados2, e cumpri os itens:
06 - Um livro fora da sua zona de conforto
08 - Um livro baseado em fatos reais

Agora me conta Viajantes, você gosta desse tipo de leitura? Assiste alguma série de investigação criminal?
Me conta qual é a sua favorita, vou adorar saber.

#ViajandoAtravesdaEstante #Mindhunter #deualoucanosencalhados2

Nenhum comentário:

Postar um comentário