Pesquisar

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Opinião: The Witcher - Livro 6 - A Torre da Andorinha de Andrzej Sapkowski.

 


Sinopse: O bruxo segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal. Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?



Cada livro de The Witcher que leio, eu vejo que gosto mais do jeito que a série de TV ta contando a estória do que do livro.

Ciri foi encontrada a beira da morte por um ermitão, que a levou para sua choupana e cuidou descentemente dos ferimentos da menina. 
Quando ela finalmente recobra a consciência, começa a contar o que aconteceu com ela é aí, que para mim, o livro desanda.

Andrzej criou personagens incríveis mas não soube trabalhar muito bem a estória. Primeiro que a saga não é, nem de longo, do Geralt, e sim da Ciri. Mas, isso, não é o grande problema.
Toda trama politica é traçada envolvendo a herdeira de Calanthe, todos querem usar Ciri, ou melhor o ventre dela, para garantir poder.

Outro ponto que me incomoda demais, é o abuso contra a mulher. Não passa um capítulo que não tenha um xingamento ou insinuação ao estupro. E o autor não sabe trabalhar com o tema, simplesmente coloca os abusos como coisas corriqueiras, como quem fala das horas ou se vai chover.
O livro passa a impressão de ser a costura de várias ideias, porém mal trabalhadas. São muitos nomes, tramas paralelas e lugares citados e mesmo tendo mapa na edição que li, fiquei perdida nas localizações e também na passagem de tempo.

A tal Torre da Andorinha só aparece mesmo no fim da estória, quando Ciri entra na torre, fugindo do escroto Bonheart. E lá ela tem uma visão de seus amigos mais queridos.
Mais um ponto incomodo é o fato de Ciri chamar Yennifer de mãezinha, sendo que a Feiticeira passou pouco tempo com a menina e nesse tempo a tratou muito mal, chegando a ver Ciri, no inicio como uma rival pelo amor de Geralt.

Talvez eu não faça parte do nicho que The Witcher busca atingir, mas a série, vem, a algum tempo, descendo ladeira abaixo em minha opinião.
Mas me contem Viajantes, já leram Torre da Andorinha?
Deixe a opinião de vocês nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário