Pesquisar

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Opinião 37: Jumanji - Chris Van Allsburg



Quem nunca desejou viver uma aventura na selva ou no espaço que atire o primeiro dado. O jogo vai começar. Jumanji e Zathura são os mais novos lançamentos da Caveirinha, selo da DarkSide® Books que incentiva os pequenos a darem seus primeiros passos no mundo mágico da imaginação. 

E de levar os leitores — de todas as idades, diga-se de passagem — para mundos fantásticos o autor e ilustrador Chris Van Allsburg entende. Afinal, as obras de sua vida deixaram muita gente empolgada (e receosa) com a possibilidade de encontrar jogos de tabuleiro perdidos por aí. 

Jumanji conta a história de Peter e Judy, que encontraram um misterioso jogo de tabuleiro cujas instruções avisam: a partida deve ir até o final ou durará para sempre. Nem nos sonhos mais desvairados eles imaginavam que um jogo aparentemente simples viraria realidade, nem que levaria à aventura mais espantosa de suas vidas. 

Na última página de Jumanji, livro vencedor da Medalha Caldecott, vemos Danny Budwing correndo para casa com a caixa de um jogo embaixo do braço. Agora, vinte anos depois, Chris Van Allsburg pode revelar o que acontece quando Danny e seu irmão jogam os dados. Desta vez, o nome do jogo é Zathura, e Walter e Danny, que estão sempre brigando, precisam trabalhar em equipe para concluir a partida. 

Apenas a mente e a mão de Chris Van Allsburg poderiam criar um mundo tão fantástico, onde as variações de tempo, espaço e perspectiva conduzem o leitor em uma jornada única. Entre chuvas de meteoros, buracos negros e muitos animais selvagens, ele conta duas das histórias mais criativas de todos os tempos, e que se tornaram verdadeiros marcos na literatura infantil.

Tanta criatividade, é claro, levou os dois livros para as telas do cinema. Jumanji (1995), com Robin Williams e Kirsten Dunst no elenco, segue sendo o queridinho de muita gente até hoje e ampliou o universo criado pelo autor para uma verdadeira aventura de Sessão da Tarde. E dez anos depois estreou Zathura (2005), com Josh Hutcherson e Kristen Stewart, que também guiou toda uma geração por um cenário estrelado enquanto os dois irmãos-heróis tiram cartas, uma rodada por vez. 

Acabou a rodada. É sua vez de rolar os dados.


O que eu achei desse livro...


Que delicia poder conhecer o livro que deu origem a um dos meus filmes de Sessão da Tarde favoritos.
Jumanji conta a estória de dois irmãos que encontram um misteriosos jogo de tabuleiro, que transforma em realidade as cartas do jogo.
Claro que o filme é bem mais complexo que o livro, mas nem por isso deixei de me encantar pela estória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário