Pesquisar

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Opinião 9: Ruína e Ascenção - Leigh Bardugo



Sinopse: Não estou arruinada. Eu sou a ruína. 

Após o seu embate com o Darkling, Alina Starkov se vê encurralada no subsolo, tentando recuperar as forças para salvar Ravka das garras de seu oponente. Sob a proteção e a vigilância do Apparat, Alina atinge outro status – agora não é somente a Conjuradora do Sol, mas sim uma Santa que carrega em seus ombros a esperança de fiéis que rezam por um futuro mais brilhante. No entanto, invocar a luz nunca foi tão difícil. 

Com o futuro do país em suas mãos, Alina partirá em busca do terceiro amplificador de Morozova, o mitológico pássaro de fogo, com o objetivo de derrotar o Darkling e libertar Ravka de uma vez por todas.

Eletrizante do começo ao fim, Ruína e Ascensão é a conclusão impecável da aclamada trilogia Sombra e Ossos, que inspirou a megaprodução da Netflix.


O que eu achei desse livro:

Alina está se recuperando de seu último confronto com o Darkling. Escondida no subsolo, que mais parece uma prisão, ela sente que seu poder se foi e que somente quando encontrar o Pássaro de Fogo e combinar os três amplificadores, ele retornará. Com medo de não ter poder suficiente para derrotar o Darkling, Alina espera. Aliás tudo que ela faz é esperar, nesse livro todo mundo faz algo realmente relevante, menos ela. O protagonista mais mequetrefe.
A história em si não precisava de três livros. Se a autora tivesse juntado todas as coisas relevantes em um único volume seria muito melhor.

Ficamos páginas e páginas atrás desse Pássaro de Fogo e ele estava o tempo todo na cara deles. Não sei se essa já era a intenção da autora ou se ela tirou da cartola.
Aliás, o final do livro tbm é resolvido como num passe de mágicas. E o ser mais poderoso de todos os tempos é derrotado de forma tão tosca, que nem parecia verdade.

Sei que a trilogia tem uma legião de fãs, por isso até ganhou uma série na Netflix e apesar de amar fantasia, não posso dizer que faço parte do fã-clube. 

Mas quero saber de vocês Viajante, já leu a trilogia Grisha?
Me conte sua opinião nos comentários, vou adorar saber.



Nenhum comentário:

Postar um comentário