Pesquisar

terça-feira, 18 de julho de 2023

Opinião 21: Um conto de magia... - Chris Colfer

 


Brystal Perene tem apenas 14 anos, mas sempre acreditou que está destinada a um futuro grandioso. Claro que, para isso, ela tem que primeiramente sobreviver ao opressivo Reino do Sul, no qual as mulheres não possuem praticamente direitos e são criadas para conseguir um marido e fazer tarefas domésticas.

Desde cedo sua única arma é buscar conhecimento nos livros, mas como é ilegal uma mulher ler, ela tem que ser muito criativa para conseguir adquiri-los. Ao conseguir um emprego na biblioteca local como faxineira ela tem a desculpa perfeita para estar perto deles, até que um dia descobre uma seção secreta na biblioteca e encontra um livro sobre magia que muda a sua vida para sempre...

Mesmo sabendo que a magia é desprezada e proibida em todo o Reino e ciente das graves consequências que o livro pode trazer, é dominada pela curiosidade e, ao ler um texto em voz alta, fenômenos estranhos começam a ocorrer e Brystal descobre que é capaz de produzir magia!

Até que um dia é flagrada na biblioteca, condenada e enviada para a Instituição Corretiva Amarrabota para Jovens Problemáticas, mas lá acaba salva por uma misteriosa mulher chamada Madame Tempora, que a leva para sua recém-criada Academia de magia e a ensina como se tornar uma fada.

Enquanto Brystal estuda magia e faz amizade com os outros alunos, Madame Tempora recebe um chamado pra lá de suspeito e, logo, os alunos se veem em uma trama sinistra que pode determinar não só o destino da magia, mas de todo o mundo que passa a correr enorme.


Brystal é uma garota de 14 anos que ama ler. Porém para sua infelicidade, essa é uma atividade proibida para meninas. Na vila onde mora, somente os Homens tem autorização para frequentarem bibliotecas e estudarem para se tornarem advogados e juízes. Às meninas, cabe a tarefa de se tornarem ótimas donas de casas, esposas e consequentemente, mães.
Mais Brystal sonha com uma vida diferente e quando ela consegue um emprego como faxineira da biblioteca da cidade, ela acha que sua vida está completa, até o dia em que encontra a sessão reservada para o mais alto escalão dos juízes, que contem livros que foram banidos do Reino. Como uma boa adolescente, Brystal deixa a curiosidade guiá-la e é ai que sua vida desmorona.
Mandada para uma instituição corretiva, ela se ve cercada de jovens infelizes e sem esperanças de um futuro melhor. Quando está prestes a receber um castigo por ter usado magia, Brystal é salva pela Madame Tempora, que obteve autorização do Rei para criar uma escola de magia e lá Brystal receberá o treinamento necessário para se tornar uma fada.

O que eu achei desse livro:

O livro tem uma história interessante e até começa promissor, mas acho que o autor se perdeu no meio do caminho. Sem contar que algumas cenas não condizem com a faixa etária proposta (+8), talvez funcione melhor com um público um pouco mais velho.

Brystal é a protagonista do livro e isso fica claro desde o inicio. 
Durante a narrativa, Madame Tempora vai atrás de outras crianças com poderes mágicos, para poder leva-los a academia e ensina-los a usarem seus poderes. E acho que é durante essa busca que a história desanda.
Conforme as crianças vão aparecendo e vamos percebendo sua peculiaridade, certos diálogos m incomodaram muito. Como por exemplo, um garoto de 8 anos achar que a solução de seus problemas consiste em se afogar em um lago, para assim não causar mais destruição com seu poderes incontroláveis. 

Outra coisa que me incomodou foi como, da noite para o dia, Brystal dominou seus poderes e deixou de ser aquela típica adolescente de 14 anos, para se tornar uma adulta responsável. 
O desenvolvimento dos alunos é apressado, pouco explorado e até previsível.  

O Plot twist, que deveria "explodir" nossas cabeças é franco e o conflito é resolvido sem grande esforço. Eu sei que o livro é para crianças, mas acho que o desenvolvimento deixou a desejar. 

No geral a ideia do livro é boa, porém, a história foi mal desenvolvida. 

Mais é você Viajante, já leu Um conto de magia...?
Deixe sua opinião nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário