Pesquisar

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Opinião 25: O Retorno do Rei - J. R. R. Tolkien



A guerra entre os Povos Livres da Terra-média e Sauron, o Senhor Sombrio da terra de Mordor, chega a seu clímax neste terceiro volume do romance O Senhor dos Anéis. As batalhas grandiosas que estão prestes a acontecer, no entanto, são apenas o pano de fundo para o verdadeiro drama: a missão quase suicida dos hobbits Frodo e Sam, que tentam destruir o Um Anel, fonte do poder de Sauron, infiltrando-se no coração do território do Inimigo. Em O Retorno do Rei, acompanhamos o mago Gandalf e o hobbit Pippin em sua visita à a majestosa cidade de Minas Tirith, que já foi o principal baluarte dos Homens contra a ameaça de Sauron, mas que está prestes a sucumbir diante da força avassaladora do Senhor Sombrio. Outros membros da Sociedade do Anel se juntam a Aragorn, herdeiro da longa linhagem dos reis de Minas Tirith, na tentativa de evitar que a antiga capital do reino de Gondor seja destruída. Nas fronteiras de Mordor, Sam resgata Frodo, e os dois hobbits partem para o último estágio de sua jornada rumo ao Monte da Perdição, uma jornada que testará os limites do corpo e da mente dos pequenos heróis. 
O livro inclui ainda numerosos apêndices, nos quais Tolkien explora detalhes da história, das línguas, dos alfabetos e até dos calendários de seu mundo ficcional.


A luta contra Sauron chega ao seu ápice. Gondor está cercada por orcs e pelas forças aliadas ao Senhor do Escuro. Cabe a Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli, e Pippin defenderam as Minas Tirith da melhor maneira que puderem. Enquanto isso nas terras de Mordor, Sam e Frodo devem concluir sua missão e destruir o Um Anel de uma vez por todas.

Depois de uma batalha difícil, Aragorn e seus aliados conseguem defender Gondor e agora, todas as suas esperanças estão nos dois Hobbits encarregados da missão mais difícil.
Finalmente Frodo e Sam encontram uma entrada que leva direto para o coração da Montanha, a destruição de Sauron está ao alcance das mãos, mas Frodo, enfim sucumbiu ao poder do Anel. Quando parecia que todo sofrimento passado seria em vão, eis que surge Gollun, e em uma luta contra Frodo ele recupera seu precioso, mais paga com sua própria vida caindo no rio de lava, levando consigo o Um Anel.

De volta as Minas Tirith, os hobbits se recuperam de sua longa jornada e Aragorn enfim aceita ser coroado rei. Alianças são forjadas, e tempos de paz despontam no horizonte.
Mas os quatro hobbits querem voltar para casa e começam a jornada de volta.
Quando finalmente chegam em casa, descobrem que Saruman se apossou do Condado e está causando sofrimento a seus moradores. Liderados por Marry e Pippin, os hobbits conseguem expulsar os baderneiros, enfrentam Saruman e tomam de volta a terra que tanto amam.


Senhor dos Anéis é uma das minhas sagas favoritas. Sei que Tolkien foi prolixo em alguns capítulos e até resolveu situações difíceis de maneira simples. mais isso não tira o charme e a importância da obra no mundo literário, em especial para o gênero de Fantasia.
Uma obra atemporal, que agrada jovens e adultos.

Agora me diz Viajantes, já leram O Senhor dos Anéis ou O Hobbit?
Me contem nos comentários a opinião de vocês, vou adorar saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário