Pesquisar

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Opinião - Ciclo TerraMar - Livro 01 - O Feiticeiro de TerraMar - Ursula K. Le Guin.

 


Terramar é um mundo mágico quase inexplorado, formado por centenas de ilhas que apresentam, cada uma à sua maneira, vislumbres de poder e mistérios. Magos, bruxas e criaturas míticas povoam esse extraordinário arquipélago.


Em O feiticeiro de Terramar, primeiro volume da saga, acompanhamos Ged, um jovem feiticeiro que busca descobrir seu caminho em meio às incertezas e às imprudências da juventude. À medida que a magnitude de seu poder é revelada, a harmonia do mundo e as leis da magia são colocadas à prova: nenhum homem deve alterar o equilíbrio entre a vida e a morte.

Agora, o feiticeiro precisa iniciar a jornada que o apresentará às grandiosas palavras de poder, o fará encarar dragões ancestrais, navegar por mares desconhecidos e atravessar os portões da morte, para enfrentar a sombria criatura que ameaça não só Ged e Terramar, mas os tênues limites entre luz e escuridão.




O Feiticeiro de Terramar conta a aventura do jovem feiticeiro Ged, mas como nessa história nomes tem poder, Ged, normalmente é chamado de Gavião.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu, sem querer, seus poderes. Sendo ensinado pela Tia, que possuía certo conhecimento de magia, logo ficou claro que o pequeno era um prodígio. Um dia a aldeia do jovem foi atacada, e o pequeno, sozinho conseguiu erguer barreiras magicas que ajudaram a conter essa invasão. Isso chama atenção de um feiticeiro famoso que pergunta ao garoto se ele quer ser seu aprendiz, claro que o menino aceita e assim o feiticeiro revela o verdadeiro nome do menino: Ged.

Ged, porém se mostra impaciente e orgulhoso, seu mestre lhe da então uma escolha: ficar e aprender tudo que ele sabe ou ir para uma escolha de feiticeiros e estudar com grandes mestres. Ged, em sua mesquinhes, escolhe a segunda opção.

Uma vez na escola, ele logo se destaca dos demais, seja pelo talento em aprender rápido ou por possuir um poder enorme.
Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pela inveja de um outro aprendiz e em um ato de orgulho e imprudência, Ged acaba fazendo um feitiço além de sua capacidade e, sem querer, liberta um grande mal, um monstro assustador, quase causa sua morte.
Arrependido de sua futilidade e determinado a corrigir o mal que causou ele parte 
para uma cruzada mortal pelos mares solitários de Terramar.

O livro é curtinho, em torno de 200 páginas, porém achei certa dificuldade em me conectar com a escrita da autora, talvez por ser uma literatura para o publico juvenil (entre 12 e 14 anos) ou talvez por conter poucos diálogos e eu estar (mal) acostumada com livros mais dinâmicos, achei que o livro se torna um pouco lento em certas partes. A jornada de Ged é interessante e é muito bom ver como ele aprendeu com os erros.

Mas e vocês Viajantes, já lera O Feiticeiro de Terramar?
Me contem o que acharam nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário