Pesquisar

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Opinião - O Circo da Noite - Erin Morgenstern.

 



O circo chega sem aviso…
Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Contra o céu cinza pairam tendas colossais listradas de preto e branco. Um aviso pendurado acima dos portões diz:
Abre ao cair da noite
Fecha ao amanhecer
Quando os últimos raios de sol desaparecem do céu, pequenas luzes começam a tremular em meio às tendas, como se todo o circo estivesse coberto de vaga-lumes. Quando as tendas estão todas iluminadas, brilhando contra o céu noturno, a placa se revela:
Le Cirque des Rêves - O Circo dos Sonhos
Os portões de ferro estremecem e se abrem, como se por vontade própria. Abrindo-se para fora, convidam a multidão para dentro.
Agora o circo está aberto.
Agora você pode entrar.

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


O circo chega sem avisos, como num passe de mágica. Um dia não está e no outro você vês as tendas em Preto e Branco que abrigam o espetáculo mais peculiar e encantador dos últimos tempos. É nesse cenário magico que nossa história acontece.
Ainda criança, Celia perdeu a mãe e foi entregue aos cuidados do pai, o famoso mágico Próspero. Percebendo o dom nato de Celia para a magia, Hector, verdadeiro nome do mágico, resolve procurar um amigo/rival e propõe um jogo, o homem aceita, mesmo que um tanto quanto relutante. Hector irá instruir a filha, enquanto o ser A. H. deverá escolher um pupilo e prepará-lo para o embate. Anos se passam e o palco para tal disputa será o Le Cirque des Rêves - O Circo dos Sonhos.
Em meio a malabaristas, cartomantes e maçãs carameladas, Celia e Marco vão moldando o circo conforme a competição avança. Mas, no decorrer da competição, as jogadas acabaram se tornando declarações de amor, porém as regras do jogo, mesmo que não fiquem claras, são cruéis e pode ser que não haja um final feliz para os competidores.
Eu adorei esse livro. Adorei como a autora mesclou a competição com o misterioso circo. Todos os detalhes pensados em agradar o grande público, mas, ao mesmo tempo, cada tenda foi feita com apenas uma pessoa em mente. 
Celia não teve infância e sua criação foi marcada pelos abusos do pai. Levando a menina ao limite durante os treinamentos, tudo para garantir que ele saia vitorioso. Em contrapartida, a educação de Marco foi mais fria e erudita. Enquanto Celia desenvolvia seus poderes com prática, Marco lia e teorizava muito.
Também vamos acompanhar como o jogo afeta a vida de todos os envolvidos com o Circo, tanto dos artistas quanto do público.
Se você procura um livro com uma narrativa diferente, com uma história envolvente e personagens cativantes, recomendo a leitura de O Circo da Noite.
E vocês Viajante, já leu O Circo da Noite?
Deixe sua opinião nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário