No fictício continente Westeros, uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark, do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto às terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. "A guerra dos tronos" possui elementos comuns aos romances épicos, com componentes fantásticos e uma narrativa única. Cada capítulo é contado do ponto de vista de um personagem - embora todos sejam narrados em terceira pessoa. Um fato apresentado pelo ponto de vista de um personagem, quando narrado por outro pode assumir significados diferentes; o vilão de um capítulo pode parecer bastante diferente em outro. Cabe ao leitor a tarefa de definir o caráter dos envolvidos na trama.
As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1 - A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
Em 2011 quando Game of Thrones estreou na HBO, e foi um sucesso enorme, eu prometi que só assistiria à série se lesse os livros.
Ca estou, 13 anos depois da estreia, escrevendo a resenha do primeiro livro.
A Guerra dos Tronos conta a história de Westeros, um continente que antigamente dividido em sete reinos, mas depois de uma longa guerra, o continente agora possue apena um Rei e governantes, que obedecem a esse único rei. Um desses governantes é Eddard "Ned" Stark, que governa a longínqua e fria Winterfell. Quando o Rei Robert Baratheon, viaja até Winterfell para convidar Ned a ser Mão do Rei, ele nega de início, mas após Catelyn, sua esposa, receber uma carta da irmã, dizendo que Jon Arry, antigo Mão do Rei, foi assassinado e que suspeita de que os Lannister estejam por trás do crime.
Sem poder acusar diretamente os Lennister, pois Cersei Lennister é esposa de Robert e consequentemente rainha de Westeros, Ned, convencido por sua esposa, aceita a proposta de Robert e após decidir o destino de seus filhos legítimos e do bastardo Jon Snow, Ned parte com o Rei para Porto Real, capital de Westeros.
Em Porto Real, Ned começa a descobrir verdades sobre a rainha e ao invés de bolar um plano para expô-la, ele resolve confrontá-la diretamente.
O Rei Robert acaba ferido durante uma caçada e não resiste aos ferimentos, Joffrey, então, é coroado Rei dos sete reinos e começa amostrar a sua verdadeira face, que nem sua maléfica mãe conhecia. Contrariando os planos de Cersei e do conselho real, Jofrey sentencia Ned a morte por traição.
No Norte, o filho mais velho de Ned e Catelyn, Robb, ao saber da morte do pai, declara guerra aos Lannister e decreta a emancipação de Winterfell de Westeros.
Longe dos sete reinos, em Essos, temos aos irmãos Targaryen.
Viserys, arranja um casamento entre sua irmã mais nova Daenerys com Khal Drogo, um capitão khalasar do povo Dothraki, visando se apoderar do poderoso exército de Drogo e assim reconquistar o Trono de Ferro, que estava em posse de sua família por três gerações, até ser usurpado por Robert Baratheon. Daenerys e Drogo tem um casamento relativamente feliz. Ela não tem o mesmo desejo de vingança que Viserys e, após a morte do irmão, ela deixa a ideia de lado.
Mas após um ataque ordenado pelo Rei Robert, que quase causou a morte de Daenerys, Drogo começou a reunir homens e recursos para se vingar de Robert.
Em uma dessas investidas atrás de provisões, Drogo é gravemente ferido, em uma tentativa de curá-lo, Daenerys recorre a uma bruxa, que a engana, fazendo com que ela perca o bebê e que Drogo fique em estado catatônico. Determinada a libertar o marido desse estado, a Khaleesi acende uma pira, coloca o corpo de Drogo, de seu filho natimorto, a bruxa que a enganou e os três ovos de dragão que ela achava terem virado pedra. Mas quando o fogo da pira Daenerys percebe que os ovos chocaram e que agora ela possue três bebês dragões, tornando-se assim, A Mãe dos Dragões.
O livro é tão rico e cheio de detalhes, alternando a narrativa entre vários personagens que se você não ler com máxima atenção, poderá se perder facilmente.
Mas a escrita de Martin é tão gostosa, que nos prendemos a leitura querendo saber o que vem a seguir.
Apesar de já conhecer alguns pontos da trama, por conta de todo material que vemos na internet, o livro ainda surpreende em vários momentos.
A crueldade e frieza de alguns personagens chocam mais do que o famigerado caso amoroso dos irmãos Cersei e Jaime.
A Guerra dos Tronos é um livro que merece ser apreciado, nada de leituras dinâmicas ou você perderá metade dos acontecimentos.
Agora que já concluí a leitura do primeiro livro, vou começar a ver a série.
Mas me conte Viajantes, já leram ou assistiram A Guerra dos Tronos?
Me conte nos comentários, vou adorar saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário