Pesquisar

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resenha/Opinião - A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard.

Bom dia leitores,

Hoje trouxe para vocês a minha opinião sobre A Rainha Vermelha.
Comecei a ler essa série por incentivo de uma amiga (obrigada Jaque), e praticamente devorei o primeiro volume.
Mais não vou me prolongar, vamos logo ao que interessa.




Ficha Técnica – A Rainha Vermelha
Título Original: The Red Queen
Faz parte da série: A Rainha Vermelha
Volume: I
Continua com: Espada de Vidro
Autor: Victoria Aveyard
TraduçãoCristian Clemente
Páginas: 424
Gênero: Ficção
ISBN: 978-85-6576-569-5
Editora: Seguinte

Sinopse: O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.




O livro é contado do ponto de vista de Mare Barrow, eu acho esse tipo de narrativa muito imparcial, principalmente quando a protagonista é "fraca". Existem personagens melhores que ela durante a narrativa, que mereciam um destaque maior.
Mais vamos a resenha/opinião.

No mundo de Mare Barrow, a cor do sangue é quem dita as regras da sociedade.
Se você é Vermelho, nasceu para servir, ser um mero instrumento nas mãos dos senhores Prateados, que são como deuses na terra. Possuem poderes especias, telecinesia, força descomunal, manipulam elementos (terra, fogo, água, ar, ferro), por isso dominaram os Vermelhos.

Mare nasceu com o sangue vermelho, por isso, mora num vilarejo no meio de brejo chamado Palafitas.
Prestes a completar 18 anos, sem trabalho, ela sabe que sua única opção é servir ao exercito numa guerra prateada, que está longe de acabar.

Mais a regra do Sangue está prestes a mudar.

Mare, depois de "esbarrar" com um homem estranho, consegue um emprego no palácio e parece ter escapado da guerra. Mais durante um evento, onde o príncipe herdeiro deverá escolher sua noiva, um acidente coloca Mare no centro das atenções.
Mare é vermelha, mais possui um poder especial que nenhum outro Prateado parece possuir.
É nesse cenário que se desenrola a trama.
Mare, descobre que nem todos os Prateados são maus e que as aparências realmente enganam. (Todo mundo pode trair todo mundo).
Sem saber em quem confiar, Mare descobrirá tarde demais as consequências de escolher as amizades erradas.

Como eu disse no inicio, Mare é muito "fraca" como protagonista.
Ela se julga tão esperta, uma adolescente que roubava para ajudar a família a sobreviver, só faz merda o livro todo.
Coloca a irmã num enrascada que arruiná a vida da coitada, talvez para sempre.
Dentro do castelo, trata mal as pessoas que realmente são legais com ela e chega confiar cegamente na pessoa que exala traição.
Não consigo achar um capítulo em que ela tenha feito algo realmente bom, sem prejudicar a si ou a outra pessoa. Por se considerar tão safa, ela só sabe meter os pés pelas mãos. Seja por mérito próprio ou por manipulação de outras pessoas.

Agora estou lendo o segundo livro "Espada de Vidro" e pelo que vejo ela continua chucra, fazendo escolhas erradas e afastando as pessoas certas.
Eu sei que ela só tem 17 anos, mais se ela nasceu num lugar onde ou você amadurece rapidamente ou morre e como ela mesmo se orgulha em dizer, é uma ladra de primeira que ajuda o maior contrabandista da cidade, Mare não é nem de longe um exemplo de protagonista.

O livro em si é muito bom, a história é super interessante. Eu li em 5 dias, mais agora já deu uma linda empacada no segundo.

Tentei não dar spoilers, e falar sobre a minha opinião.

E você, já leu A Rainha Vermelha? Gosta da Mare como protagonista?

Nos conte nos comentários sua opinião.

Uma ótima terça feira a todos.

Bjokas - Jú


Nenhum comentário:

Postar um comentário