Pesquisar

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Opinião 27 - O Mágico de Oz - L. Frank Baum


Uma menina cheia de vida e seu fiel companheiro Totó são levados por um tornado para uma terra distante. Lá conhecem o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, e juntos iniciam uma busca fantástica pela estrada de tijolinhos amarelos. No caminho, Dorothy e seus amigos encontram bruxas boas e malvadas, flores enfeitiçadas e uma pequenina cidade feita toda de porcelana até chegarem ao tão desejado destino. Uma história com magia, humor e sentimentos verdadeiramente humanos, O Mágico de Oz se transformou em um clássico do século XX, adaptado para o cinema e para o teatro, Junte-se a essa a essa jordana inesquecível.


Mais um clássico da literatura mundial.

O Magico de Oz trás a história de Dorothy, uma menina que vai parar na terra de Oz, depois de um tornado atingir sua casa.
Quando chega em Oz, por acidente, acaba caindo em cima da Bruxa Má do Leste, por essa proeza, a  Glinda, a bruxa boa do Sul, presenteia Dorothy com os sapatinhos da Bruxa. (No livro, os sapatinhos são prateados, mais no filme de 1939, alterou a cor para vermelho sendo chamados de sapatinhos doe Ruby). Mais tudo que a garota quer é encontrar um jeito de ir para casa.
Glinda diz que o único com poder para isso é o grande Mágico de Oz, ela diz a Dorothy seguir pela estrada de tijolos amarelos, que leva até a Cidade das Esmeraldas, onde mora o Mágico.
Dorothy parte em sua viagem e acaba encontrando alguns amigos no caminho que decidem acompanha-la para também fazerem pedidos a Oz: O Espantalho quer um cérebro, o Homem de Lara quer um coração e o Leão quer coragem, já que é muito medroso.
Durante o percurso até a Cidade das Esmeraldas, os quatro amigos passaram por maus bocados, precisando ter astucia, coragem e empatia para chegarem ao seu destino sãos e salvos.

O que eu achei desse livro?

O Magico de Oz é o tipo de história que todo mundo conhece, mesmo não tendo lido ou assistido o filme de 1939. Com inúmeras adaptações e citações é uma fabula que encanta gerações. 
Não tem como não simpatizar com os personagens, são todos especiais a seu modo, mesmo eles se achando incompletos.
Uma história que vale a pena conhecer, seja filme, desenho ou os livros que deram origem a esse mundo maravilhoso.

Fica aqui a menção honrosa ao filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz de 1984. 


Mas e vocês Viajantes, já leram ou assistiram O Magico de Oz?
Deixem a opinião de vocês nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário