Pesquisar

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

A Pequena Loja de Venenos - Sarah Penner



UMA HISTÓRIA ESQUECIDA. UMA REDE SECRETA DE MULHERES. UM LEGADO DE ENVENENAMENTO E VINGANÇA.

Com um suspense palpitante, duas linhas do tempo e personagens inesquecíveis, A pequena loja de venenos é uma ficção histórica estonteante sobre segredos, sonhos e as formas extraordinárias com que as mulheres podem salvar umas às outras apesar da barreira do tempo.

No século XVIII, a Londres vitoriana escondia uma pequena botica que atendia a uma clientela peculiar. Nella, uma curandeira respeitada no passado, vendia venenos a mulheres que precisavam se livrar dos homens ameaçadores de suas vidas. Porém, quando uma garotinha de doze anos entrou no caminho da boticária, o futuro de seu trabalho foi posto em risco.
As consequências desse encontro ecoam através do tempo e chegam até aos dias atuais, reverberando em Caroline Parcewell, uma aspirante a historiadora cuja vida está de ponta cabeça. Com um casamento em ruínas e uma vida infeliz, Caroline encontra refúgio no mistério que envolve uma série de assassinatos por envenenamento séculos antes, um achado que a levará até Nella e sua loja. Após descobrir um frasco de boticário em uma caça relíquias no Tâmisa, a vida dela se entrelaçará com a da boticária em uma maravilhosa reviravolta do destino.
Da autora estreante Sarah Penner, A pequena loja de venenos é um best-seller internacional que conquistou o público com suas protagonistas fortes e inteligentes, e com reviravoltas surpreendentes capazes de prender o leitor até a última linha.



Em A Pequena Loja de Venenos vamos acompanhar a história de Caroline Parcewell, que estava de viagem marcada para comemorar os 10 anos de casamente e descobriu que o marido estava tendo um caso. Caroline decide, então, viajar sozinha para Londres, a fim de entender como o marido, que ela pensava ser feliz e completo ao lado dela, acabou tendo um caso e em como as decisões ao longo dos anos foram apagando os sonhos que ela tinha. Um dia, Caroline é convidada a procurar tesouros as margens do Tâmisa, é quando ela encontra uma estranha garrafa, sem rótulo, mas que possui o peculiar desenho de um urso. Obstinada a descobrir a origem da garrafa, Caroline começa uma intensa pesquisa e é aí que ela cruza com a história de Nella, uma boticária do século XVIII, que possuía uma botica para ajudar mulheres que sofriam caladas. Nella produzia poções, elixires e venenos. E acreditava estar ajudando muitas mulheres, que como ela, sofreram caladas nas mãos dos homens.

O livro alterna as narrativas, ora vemos a história de Nella, ora vemos a da Caroline. É quase impossível não sentir empatia pelas mulheres dessa história. Nella foi enganada pelo homem que amava e isso despertou nela sentimentos horríveis como amargura, raiva e vingança. A produção diária das doses de veneno cobraram um preço e Nella sente que seu corpo está morrendo aos poucos. Quando uma cliente bate a porta de Nella pedindo um veneno para que ela possa se livrar da amante do marido, Nella, a princípio, recusa, mas acaba sedendo sob chantagem. E os desdobramentos dessa chantagem serão desastrosos para Nella e sua loja.
Caroline está repensando seu casamento e as escolhas que fez em prol de uma vida a dois. E quando seu marido aparece no hotel em Londres, os sentimentos de Caroline ficam ainda mais confusos, mas ela continua sua pesquisa sobre Nella. Depois de acidentalmente beber um óleo tóxico, o marido de Caroline é hospitalizando e devido a sua pesquisa ela se torna suspeita de tentativa de assassinato, mas claro que a confusão é desfeita e Caroline consegue provar sua inocência. E isso pesará na decisão de perdoar ou se divorciar do marido.

Eu gostei muito do livro e das decisões que a autora tomou. Acho que o final da Nella foi uma excelente jogada e deixou a chama da esperança acesa dentro do peito. Já Caroline tomou a decisão que eu esperava, mas não vou dizer mais que isso para não dar spoiler. 

Se você procura um livro de fantasia, mas sem tanto elementos mágicos, A Pequena Loja de Venenos é o livro certo para você.

E aí Viajantes, já leram esse livro?
Me contem a opinião de vocês, vou adorar saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário