Pesquisar

quarta-feira, 27 de março de 2024

Tress: a garota do Mar Esmeralda - Brandon Sanderson



Em Tress, a garota do Mar Esmeralda, Brandon Sanderson, autor best-seller nº 1 do New York Times, expande o universo Cosmere de O Caminho dos Reis com uma nova história singular, que é, também, uma excelente introdução à sua magnífica obra.

A única vida que Tress conhecia na ilha onde nasceu, em meio a um oceano verde-esmeralda, era simples, com prazeres mundanos como colecionar copos trazidos por marinheiros de terras distantes e ouvir as histórias contadas por seu amigo Charlie.

Porém, quando o pai de Charlie o leva em uma viagem para encontrar uma noiva e um desastre acontece, Tress precisa se esconder em um navio e procurar a Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite.

Sobre as águas sombrias, repletas de esporos e piratas, será que Tress vai conseguir deixar sua vida simples para trás e conquistar seu espaço num oceano em que uma única gota pode significar a própria morte?




Tress é uma jovem que mora em uma ilha remota. A garota leva uma vida simples e ajuda a sustentar a família lavando janelas, ou vendendo tortas que ela mesmo prepara. 
O único amigo de Tress é Charlie, um garoto que finge não ser o filho do duque que governa a ilha. Tress adora a companhia de Charlei e o sentimento é reciproco, porém, o duque, temendo que o filho se case com alguém de baixa estirpe como Tress, arrasta o filho em uma viagem em busca de uma noiva, mas Charlei está empenhado em frustrar os planos de pai e acaba tendo relativo sucesso em boa parte da viagem. Mas em uma jogada política, Charlei vai parar nas mãos da Feiticeira e Tress decide que ela deve fazer algo para resgatá-lo, já que o duque parece satisfeito com o sujeito que arrumou para substituir o filho como seu herdeiro. E é aí que nossa história realmente começa.

Tress é uma garota maravilhosa. Antes de partir para sua jornada, ela era muito educada e extremamente inocente, a ponto de não conseguir mentir, nem para salvar sua própria vida.
Mas a medida que a história vai avançando, Tress vai amadurecendo, mas isso não significa que ela muda sua essência, ela inda continua sendo Tress, uma garota educada e prestativa, que se preocupa com as pessoas queridas, mas agora ela também se vê dotada de uma esperteza que não possuia antes.

Para mim, um dos pontos altos desse livro é o narrador. Velho conhecido dos leitores de Sanderson, mas que foi um deleite para essa marinheira de primeira viagem.
Sim, Tress foi meu primeiro contado com o autor Brandon Sanderson e eu acho que comecei minha jornada de maneira espetacular.

O mundo que ele criou, os diferentes tipos de esporos que compõem o mundo de Tress, que são, ao mesmo tempo, perigosos e belos que até possuem certas utilidades. Personagens peculiares e cativantes. 

Tress tem tudo que um fã de fantasia procura. Lugares incríveis, personagens cativantes e é claro, um dragão!

Mas e você Viajante, já leu Tress ou algum outro livro do Brandon Sanderson?
Me conte nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário